Artigo

Planetas

13.jan.2017

Aqui você encontra uma explicação sucinta a respeito dos planetas utilizados na análise da carta astrológica, confira.

Lua

Natureza emocional, indicando alguns padrões de reação diante da vida, baseados nos condicionamentos recebidos pela formação e educação. Também informa como nos adaptamos ao meio ambiente e como satisfazemos as necessidades emocionais básicas. Indica também a mente, nossa capacidade de adaptação e como lidamos com nossas necessidades emocionais básicas e aquelas do grupo social maior. A Lua indica como reagimos diante da vida quando nos sentimos ameaçados ou cobrados. Também sugere a visão que guardamos da mãe e de como vivenciamos as figuras femininas em nossa vida. A Lua é muito importante para conhecermos nossa capacidade de sobrevivência corporal e emocional, quando analisada juntamente com o ASC.

A Casa astrológica onde está o signo de Câncer é a área de sua vida que você mais tem necessidade de cuidar. O signo em que se encontra a Lua informa de que maneira lidamos com estes assuntos acima nomeados.

Este planeta quando forte na carta natal indica: capacidade de cura, cuidado e proteção da infância e das mulheres; profissões ligadas à educação básica, alimentação e serviços para a comunidade.

No passado, os astrólogos associavam cada elemento astrológico com determinadas virtudes ou fraquezas; a Lua estava associada com a Esperança, mas também com a Avareza, com o Instinto e com a capacidade de Aquisição.

Sol

Sol representa nossa Vontade, é o centro de nossa auto expressão e vitalidade. O nosso Espírito e de que maneira atraímos as pessoas e experiências em nossas vidas. Como nos sentimos vivos e onde e como queremos nos expressar na vida dependerá do signo e da casa em que ele se encontra. O Sol também representa nossa percepção de autoridades como o pai ou outras figuras de poder. Fornece informações valiosas a respeito de nosso sentido de individualidade que mais podemos desenvolver, assim como nosso magnetismo pessoal.

Veja a Casa astrológica onde está o signo de Leão para saber onde está a origem da criatividade e necessidade de brilhar.
Este planeta quando forte na carta natal indica: senso de individualidade, criatividade, força interior e capacidade de atração pessoal, forte magnetismo.

Mercúrio

Representa o intelecto, a capacidade de expressão de nossas ideias, como nos relacionamos com o meio ambiente, nossa maneira de organizar a vida do dia a dia.

Suas características básicas são: fluidez, versatilidade, aprendizado, comunicação.

Este planeta quando forte na carta natal indica: agilidade, jogo de cintura, vontade de aprender, capacidade de expressão, possibilidade de viagens e muito estudo como instrumentos de realização pessoal.

Na filosofia hermética – cujo nome vem de Mercúrio, Hermes em grego, este planeta se associa a todas as etapas de aprendizado da espiritualidade, pois que liga o mundo espiritual ao mundo terreno.

Vênus

Revela a maneira como nos relacionamos com as pessoas, nossa capacidade de fazer acordos, de ver beleza na vida, de construir algo a partir de uma ideia; nossos valores pessoais, a autovalorização, os aspectos que nos atraem nas pessoas, o modo de amarmos, o que valorizamos em termos de recursos financeiros.

Este planeta quando forte na carta natal indica: capacidade para trabalhar com pessoas, maestria nas profissões ligadas às artes e direito, forte ligação com os valores da comunidade.

Marte

Representa o desejo de agir, a nossa maior motivação e afirmação individual e pessoal. Sexualidade, desejo, capacidade de luta e agressividade.

A posição do planeta por signo mostra o modo como agimos na perseguição de nossos desejos.

Este planeta quando forte na carta natal indica: individualidade forte, capacidade estratégica, focalização em um objetivo de luta maior, coragem e assertividade; profissões relacionadas: cirurgia, iniciativas arriscadas.

Júpiter

É o planeta que simboliza a necessidade de expansão, ampliação de horizontes, generosidade, busca filosófica, estudos adiantados, ética, religião, direito e viagens; muitas vezes relacionado aos excessos de qualquer tipo.

Este planeta quando forte na carta natal indica: dons filosóficos, síntese, facilidade no aprendizado de línguas, necessidade de expansão, otimismo, generosidade e uma certa propensão ao excesso e ao dogmatismo nas áreas regidas pelo planeta.

Saturno

Representa a estrutura, a noção de limites, o sistema sobre o qual organizamos nossas responsabilidades, obrigação e respeito – ou não – às autoridades instituídas. Tudo o que nos obriga à objetividade, concisão, distanciamento emocional. Nossos temores e medos que acabam servindo de prisão interior também estão associados a Saturno.

Este planeta, quando forte na carta natal, indica: objetividade, capacidade de agir em longo prazo, paciência, responsabilidade marcante, talentos administrativos e empresariais, busca da experiência e da maestria no campo profissional, também uma postura um pouco cautelosa demais e temerosa de novidades.

Saturno representa a Contemplação e a Memória. As Casas astrológicas em que estão os signos de Capricórnio e Aquário indicam a origem de seu sistema de responsabilidade e também dos temores que merecem ser reavaliados.

Os planetas invisíveis a olho nu

Após o século XVIII, três planetas foram descobertos: Urano, Netuno e Plutão. Embora não sejam utilizados pela astrologia clássica como regentes planetários de signos e não sejam computados da maneira como se procede com os outros, podem ser observados de acordo com algumas regras. É importante acrescentar que a astrologia moderna atribui regências de signos a estes três planetas, tais como: Urano rege Aquário, Netuno Peixes e Plutão Escorpião. Isso não ocorre entre os praticantes o ramo clássico, onde ainda se respeita a regência tradicional de Saturno a Capricórnio e Aquário, Júpiter a Sagitário e Peixes e Marte a Áries e Escorpião.

Urano

É um planeta lento, denominado geracional, e foi descoberto durante a revolução francesa, e se relaciona com padrões de rebeldia e inovação, as descobertas e a fragmentação nos terrenos representados pelos signos em que transita. Urano proeminente na carta indica excitação e busca de novidades; sem uma direção definida ele leva à exaustão. Representa a fragmentação, a busca de aventuras e novidades e a rebeldia, também a experimentação e a ligação com invenções e descobertas cientificas. Quando Urano está posicionado nas Casas 1, 4, 7 ou 10, ou se está em aspecto com o Sol ou Lua natais, os impactos das novidades da civilização são muito importantes na vida do indivíduo.

Netuno

Outro dos 3 planetas descobertos na Idade Moderna. Representa a dissolução dos limites, a busca por uma realidade alternativa um tanto desfocada, também as drogas químicas tóxicas. Desilusão, perda de fronteiras da individualidade e baixa vitalidade estão relacionadas. Quando Netuno forma aspecto com o Sol ou Lua natais ou se está posicionado nas Casas 1, 4, 7 ou 10 na carta natal, o impacto destas tendências é maior na vida do indivíduo.

Plutão

É um corpo celeste que foi descoberto nos anos 30 do século 20. Atribui-se a ele a tendência à mudança drástica, focalização em questões sociais, busca de regeneração, do autoritarismo exacerbado e das pesquisas cientificas relacionadas com a genética. Como planeta lento, que transita muito tempo em um determinado signo, se relaciona com aspectos compartilhados por uma geração inteira de pessoas. Quando Plutão forma aspectos com o Sol ou Lua ou se está posicionado nas Casas 1, 4, 7 ou 10 da carta natal, as forças políticas e econômicas do mundo impactam de maneira profunda a vida da pessoa, que pode até ser usado (a) em brigas de poder ou atos violentos.