Escorpião

23.out a 21.nov
Perfil
Sexo
Profissões
Casa
Mãe
Pai
Criança
Presentes

Perfil

A transformação radical

Signo da intensidade, da profundidade e da luta pela sobrevivência, Escorpião é o investigador do zodíaco. Nada lhe passa desapercebido, e onde temos este signo, ali mergulhamos fundo em um processo intenso de mudança e transformação, mesmo que seja ao custo de podar muita coisa – e só ficar com o essencial. Signo do elemento água, é fixo, isto é, seu papel é consolidar e estabilizar recursos, sejam materiais ou espirituais. Grande administrador nato, dono de um olhar de lince, teimoso e determinado, Escorpião é um guerreiro que procura o jeito mais certeiro de chegar até seus objetivos – e ás vezes se torna cruel e manipulador para alcançá-los. Ninguém jamais é o mesmo depois que cruza o caminho do Escorpião, cuja função no mundo é transformar, nem que seja cutucando…

Escorpião busca um propósito além do visível, nem que seja pelo alto preço. Descontente, atormentado, o elemento água aqui se conecta com todas as linguagens invisíveis aos menos atentos: grande ledor de almas, de posturas corporais, Escorpião é o cirurgião que tem o instinto voltado para erradicar o anacrônico, o apodrecido e o inútil. E faz isso em qualquer campo em que esteja: na vida familiar, sentimental, profissional etc. Não é preciso esconder nada dele, pois a mera intenção de fazer isso já é sentida corporalmente pelo Escorpião. Reagindo com seu instinto a todo tipo de ameaça a seus planos ou objetivos, o Escorpião avança, muitas vezes em silencio, controlando suas expressões e sonhos, para mais tarde descansar. Desconfiado – conhece todos os males que afligem a alma humana – torna-se amargo, um pouco melancólico quando percebe até onde pode ir a fraude, a hipocrisia e a dispersão, que detesta.

É um signo magnético, de força animal, ligado em sexo, dinheiro e poder – os três grandes temas que movimentam a humanidade desde sempre. Nesses três campos, dá lições a todos e brilha no escuro, lá onde a tormenta se instalou, para apontar o caminho que resgatará a dignidade e a sobrevivência. Chega a ser autoritário nesse seu esporte preferido de alcançar o poder, mas jamais mesquinho.

No amor, é apaixonado, se entrega de corpo e alma, segue até o inferno com o ser amado, é possessivo, leal e crítico de si mesmo e do outro. A fidelidade é algo que ele conquista aos poucos – e a traição jamais é esquecida. A tradição astrológica sempre diz que o pior inimigo que se pode ter é um Escorpião, pois ele aguarda anos a fio até dar o bote e aniquilar quem traiu a sua confiança.

Por estas qualidades – e defeitos – Escorpião é amado ou detestado, temido e tolerado, porque se faz imprescindível, e obriga seus rivais a “engolirem” sua presença, mesmo quando não desejam, por que sabe administrar crises como ninguém. E acaba por ser respeitado, enfim. Detetive por natureza, soma a isso uma extrema sagacidade, que o faz descobrir talentos ocultos em quase todo mundo, mas que se torna um pouco assustadora e pesada quando está triste, ferido ou desanimado. A procriação e seus filhotes são algo sagrado para signo, que se maravilha com seus filhos a ponto de parecer ingênuo – mas é capaz de destruir qualquer ameaça a eles, nem que seja ele mesmo.

Ficha Técnica

Qualidade
Frio e Úmido (Ar) – energia baixa e grande capacidade de juntar e conectar

Natureza
passivo, feminino, noturno, par

Polaridade
negativo

Regente
Marte, tradicionalmente, Plutão modernamente

Cores
vermelho-sangue, vermelho-arroxeado, roxo e negro

Corpo
sistema excretor e reprodutivo

Palavras-chave
autocontrole, determinação, paixão, sexo, poder, regeneração, transformação, posse, ciúme, magnetismo, carisma

Planetas em Escorpião

O planeta regente deste signo é Marte, tradicionalmente, que preside a guerra, o corte, a luta e a coragem, a individualidade. Qualquer planeta neste signo se orienta para a transformação e a regeneração, o essencial, é estável e determinado, rancoroso, ciumento e possessivo até.

Vênus e Lua, dois astros de natureza cooperativa e suave, essencialmente oposta à qualidade básica de Escorpião, se enfraquecem bastante nesse signo.

Sexo

Homem
Há uma lenda que persegue este signo a respeito de seu desempenho sexual. Na verdade, o homem deste signo tem uma sexualidade poderosa e mais do que magnética. Possuidor de muita força de vontade na conquista, capaz de alcançar os píncaros da entrega pessoal, audacioso, controlado e com um forte instinto animal domesticado pela emoção complexa, o escorpiano é o amante que todas as mulheres desejam. Mas tem um, porém: ao menor sinal de afetação, desonestidade e distanciamento emocional ele se fecha, esfria, dá as costas e parte para sempre. Como é um signo de elemento água, é difícil aplicar a ele uma fórmula pronta sobre o que mais o agrada. No entanto, se você está interessado em um homem assim, prepare-se: ele quer exclusividade e é ciumento. E precisa de momentos longos de solidão.

Mulher
A mulher de Escorpião só se liga em alguém quando percebe identidade emocional. Mais apaixonada do que romântica, mais sexualidade do que sensual, percebe as nuances do parceiro como ninguém. Sua resposta sexual depende da ligação emocional; uma vez feita, ela se vira do avesso. Adivinha suas necessidades, intui seus pontos fracos e capricha no jogo da conquista e sedução. Mas uma vez em suas malhas é difícil ignorá-la. Ela se esmera em mil atenções e sabe satisfazer seu parceiro. Não gosta de muita novidade, mas de qualidade intensidade e comprometimento. A pele é que dá o toque final: se sentir que algo entre vocês dois bate, ela irá até o final para satisfazer seus desejos.

Profissões

Investigativos, ponderados e realizadores, se sentem realizados em profissões em que possam aplicar seu sexto sentido, como a psicologia, a psiquiatria, a cirurgia, a arqueologia. Por serem bons analistas, se dão bem na economia, e por saberem desvendar e administrar os recursos alheios, na administração financeira. Precisam de rotina fluida, são bons lideres, um tanto rígidos, mas dão exemplo de seu esforço. Precisam sentir a confiança e a lealdade de seus chefes.

Casa

Depois de agir seguindo seu poderoso instinto, o escorpiano tem de voltar para casa e refletir. Mas se seu lar é apenas um reflexo de sua tórrida e apaixonada natureza, como fazer o contraponto para equilibrar?

A casa do Escorpião precisa ser tão clara quanto pode ser a objetividade. Para equilibrar sua tendência natural ao apego, é bom optar também pelo despojamento. Espaço, claridade, metais, vidros, cores claras e simetrias nos móveis podem auxiliar nessa tarefa.

O nativo deste signo deve habitar um espaço bem ventilado, em uma casa ensolarada e iluminada, em que as ondulações de sua própria natureza encontrem respaldo na segurança e firmeza do lar. Futuro e passado se unem nessa casa aerodinâmica, aberta aos jovens, que podem acampar em qualquer canto da moradia, a qualquer hora. Com o espaço aberto, Escorpião ousará inventar alguns móveis.

Aparelhos eletroeletrônicos servem para facilitar a vida do Escorpião, principalmente na cozinha. O vizinho precisa ser compreensivo quando o escorpiano quiser lavar roupa de madrugada em sua lavadora nova e moderna. É assim que ele rompe e transgride padrões viciados.

Uma parede precisa ser deixada em branco: recados, fotos, frases que inspiram serão alternadas de acordo com o calendário. As fotos dos filhos, se os tiver, merecem destaque.

No quarto de dormir devem predominar os tons azulados e paredes em material natural, preferíveis ao excesso de alvenaria.

Dicas: janela ampla em um quarto bem iluminado; um local para som e imagem modernos; um aparador para objetos de arte antigos; tijolo de vidro; plantas iluminadas; mesas de centro com vidro, areia e objetos que ajudem a refletir.

Evitar: chão de pedra ou cimento; banheiro pequeno demais; esgotos e encanamento de água entupidos ou com problemas; ar parado e ambiente abafado; objetos de metal brilhante no quarto de dormir.

Mãe

A mãe de Escorpião, quando dá cria, alimenta os “escorpiõezinhos” com suas entranhas, literalmente. Sua devoção incondicional aos filhos é intensa. Instintiva, ela pressente de longe qualquer perigo. Se você tem uma mãe deste signo, conta com uma divisão militar blindada e armada até os dentes, uma versão doméstica de Maquiavel em tempo integral que irá indicar quando, como e com quem você deve ou não fazer as coisas.

Claro que isso cansa, mas ela é dura na queda. Como seu objetivo é a sobrevivência da espécie, isso é tudo que interessa. Para proteger a cria, fará qualquer coisa: sondar seus amigos, namoradas e até superiores.

Seus excessos de cuidados, possessividade e corujismo são traços marcantes. Ao mesmo tempo, ela se comove com qualquer sorriso ou vitória do filhote. É este o sentido da vida para a mamãe escorpiana: nestas ocasiões, ela sorri e se diverte com os filhos, deixando de lado suas reservas e desconfianças.

Para esta mãe, o melhor presente que você pode dar é a prova de que já sabe cuidar de si próprio e que aprendeu a defender seu território.

Pai

O pai de Escorpião é muito devotado à família. Seu senso de eternidade e o sentido de sua vida são saboreados por meio dos filhos, pelos quais é capaz de se sacrificar.

Mas nem por isso ele perde o controle e se deixa levar pelas lorotas dos pimpolhos. O escorpiano já provou a dureza da vida e desconfia de quem quer sucesso fácil. Por isso, ele prefere o amargo do remédio dado na hora certa e realiza intervenções radicais. Para o Escorpião, vale qualquer coisa para não ver seus filhos transformados em parasitas.

Este é um pai exigente, inclusive consigo próprio, o que o torna respeitável. Difícil de enganar, sabe se transformar com o tempo, o que é um alívio para os filhos adolescentes.

O pai de escorpião descobre o que vai na alma de suas crias porque tem um sexto sentido forte. Ele sabe exatamente quando é que algum filho corre perigo. E adora saber que é amado, respeitado e que seu sacrifício e esforço valeram a pena.

Criança

Introspectivo, emotivo, capta o clima emocional a sua volta e reage a ele de muitas formas. Saúde resistente, vitalidade firme, pode ser criado na simplicidade e com boa acolhida.

Presentes

Escorpião não está aí para brincadeiras, nem perda de tempo – a não ser o tempo que ele mesmo escolhe para se dedicar aos seus passatempos, mas quando isso acontece ele foge do mundo. É difícil conhecer profundamente um Escorpião, a não ser que você também seja um ou que conviva com ele há muito.

Você acerta no presente se sabe exatamente qual é o tipo de coisa que provoca sua paixão – nem mais, nem menos do que isso. Escorpião costuma ser um trator no trabalho e geralmente adora o que faz – senão, não faria. Uma boa pedida é presentear com algo relacionado à sua profissão e seu trabalho. Algo que ele possa manter por muito e muito tempo, porque ele não gosta muito do que é efêmero – a não ser das flores naturais, exóticas, raras, que quando murcharem ele guardará em um livro por anos a fio.

Escorpião não gosta de esbanjar dinheiro, se sente incomodado com isso – portanto demonstrações de status e riqueza não o abalam. Ele é sensível às intenções verdadeiras, então não se incomode se não tiver como lhe dar um objeto caro; é mais importante que você lembre da data que está sendo comemorada, nem que seja com uma flor colhida no canteiro de uma rua qualquer.

Em matéria de perfumes, os quentes e secos, com leves notas adocicadas, os orientais e os extratos. Na música – que ele adora dançar – os ritmos primitivos, as canções místicas de antigamente, os tambores árabes e os solos melancólicos de jazz dos anos 40. Escorpião se reanima com o amor e a paixão, se puder arranje um local distante, impenetrável onde possa passar alguns dias mergulhado na descoberta do outro, sem interrupções.