Capricórnio

22.dez a 20.jan
Perfil
Sexo
Profissões
Casa
Mãe
Pai
Criança
Presentes

Perfil

Testemunha do passado e construtor do presente

Capricórnio inaugura a estação do verão no hemisfério sul. Signo Cardinal, governa o tempo e os grandes projetos. Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio simboliza a disciplina a serviço do projeto que sirva o bem coletivo, devotado às relações humanas.

Capricórnio deseja realizar obras para a posteridade, coloca sua organização a serviço da sociedade, exercendo grande controle sobre as paixões e sentimentos pessoais. Parece mais paciente e frio do que na realidade é. Signo de obrigações, deveres, costuma esconder o lado sensual e arcaico. A cabra-peixe, animal fabuloso, é seu símbolo, que tem ligação com as águas do sentimento ancestral. Isto é, por trás da tenacidade de um cabrito, que cava a terra buscando alimento em terreno árido e resiste às situações mais árduas, existe um animal que anseia pela divagação, perda de limites.

Capricórnio parece tranquilo, mas é movido por paixões e desejos como qualquer um. É na arte que Capricórnio mostra esse lado, assim como no humor. Sensual, pois é signo de elemento terra, sua tarefa é melhorar as estruturas existentes. Capricórnio resiste às frustrações, se submete às condições inóspitas para realizar um plano ambicioso de longo prazo e deseja ter o reconhecimento social de seus méritos. Seu jeito leal e determinado, seu temperamento confiável, sério e responsável, mostra segurança no que faz. Observador, Capricórnio despreza a bajulação e o servilismo e não cede ao seu orgulho ferido.

Capricórnio rege os joelhos, mostrando sua analogia com a obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral – estrutura do corpo humano – está sob governo de Capricórnio, pois é ele que cria e mantém a estrutura que sustenta outras, assim como a coluna nos mantém na posição vertical.

Signo dos que governam, dos que projetam a administração pública, donos de um sangue-frio próprio dos estrategistas políticos, o Capricórnio está sempre no alto de uma montanha altíssima, de onde olha o mundo e sua feira de vaidades, que no fundo despreza. Seu temperamento retirado e solitário se dá bem nas profissões de pesquisa histórica e arqueológica, bem como em todas as disciplinas que lidam com o tempo e a administração política, já que são engenheiros do tempo. Em qualquer campo, Capricórnio tende a se destacar por seu nível de excelência em sua área, mesmo pagando o preço da diminuição do lazer.

No amor, Capricórnio é cauteloso, mas muito sensual, teme quem se aproxima, mas almeja alguém fiel e constante, pois não deseja perder o que conquistou. Abre-se devagar, se expressa em um ambiente de confiança e se torna vingativo ou gelado quando enganado em seus princípios. Como despreza o lado mais leve e divertido do amor e da relação, necessita de pessoas imaginativas, engraçadas e que o ajudem a se soltar.

Seu planeta regente é Saturno, o planeta dos anéis, representando por este simbolismo natural sua qualidade de senhor dos limites, seu dom natural para estabelecer formas claramente delimitadas. Por ser um signo que rege o tempo, o frio, a distância, está ligado à ossatura, à pele, que mostra os sinais de envelhecimento. Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marrom e o negro.

Ficha Técnica

Qualidade
Frio e Seco (Terra) – baixa energia e capacidade para separar e delimitar

Natureza
passivo, feminino, noturno, par

Polaridade
negativo

Regente
Saturno

Cores
marrom e negro

Corpo
coluna vertebral, dentes, cartilagens, ossatura, ouvido esquerdo, pele

Palavras-chave
ascese, disciplina, organização, determinação, resistência, estratégia, dever, concentração, tempo, eternidade, independência, realismo, maestria

Planetas em Capricórnio

O planeta regente deste signo é Saturno noturno, que preside a cristalização e a delimitação, a razão e a reflexão, em oposição à Lua, que rege o signo oposto Câncer e ao Sol, que rege o outro signo oposto, Leão, já que Saturno rege também Aquário, seu domicílio diurno. Qualquer planeta no signo de Capricórnio manifesta constrição, disciplina, discrição, racionalidade e introversão; não arremete contra as circunstancias a não ser depois de longo tempo concentrando forças, e atinge diretamente o alvo. Daí ser Capricórnio o signo em que Marte, o planeta que rege o trabalho e a guerra, se encontra mais dignificado. Os planetas adquirem mais frieza na ação, implacabilidade, rapidez em sua maneira de agir depois que a decisão foi tomada, adotando uma postura cautelosa e independente. A Lua se encontra enfraquecida neste signo de estratégia, realismo, senso prático e pouco romantismo.

Sexo

Homem
O homem deste signo é alguém remoto, controlado, ocupadíssimo. Parece que a ele só interessam os resultados práticos de suas elaboradas estratégias. Não é verdade, pelo menos, não na hora de extravasar o lado sensual e instintivo – poderoso e determinado – deste signo que tem a cabra como animal emblemático. É verdade que ele se controla, que teme a força avassaladora das emoções, mas também, como sabe caprichar na hora de seduzir. Conte com uma dose extra de resistência e ponha-se sempre bonita, aprumada e não caia na besteira de perder as estribeiras. O capricorniano não se interessa por quem se ajoelha diante dele, embora seja esta exatamente a parte de seu corpo tida como altamente erógena. Para conquistá-lo, vá devagar e sempre. Ele se amarra em roupa de baixo fina, de classe.

Para satisfazê-lo, é preciso tempo e uma dose de música, intimidade e muito carinho físico.

Mulher
A mulher de Capricórnio pode ser distante, fria e tudo o mais que recheiam os manuais de astrologia. Mas se você está realmente interessado nela, capriche na aparência, e não tema exibir sua virilidade. Ela se excita com homens vitoriosos, independentes, mas que saibam se controlar. Nada de infantilidade na hora do sexo: ela se desinteressa dos muito afoitos, dos inexperientes e dos que se recusam a saborear com tempo os prazeres requintados. Para ela, cheiro e pele são fundamentais. Lembre-se que seu lado animal e sensual é forte e ela resiste a tantas paqueras quanto aguenta ficar com você dias em um local romântico a sós, apenas ganhando intimidade. Seus joelhos merecem destaque, assim como nuca e massagens relaxantes.

Profissões

Realizadores por natureza, gostam de ser aplaudidos por seus méritos conquistados por muito esforço, trabalham duro e são muito ambiciosos. Uma vez decidida sua vocação, seguirão firmes em sua direção. De preferência, na administração publica, na política, na historia, pois respeitam o que foi testado no passado. São excelentes chefes, um tanto rígidos, mas sabem trabalhar ao lado de seus subalternos, ganhando sua confiança. Constroem um império na área escolhida e jogam com o tempo. São independentes e precisam de rotina bem delimitada.

Casa

Um pouco de paixão, instinto e vitalidade são essenciais para esquentar o corpo e o espírito do Capricórnio. O lar capricorniano deve ter cores vitais e até dramáticas, para funcionarem como “elemento dinamizador”.

Logo na entrada da casa, é bom que o nativo de Capricórnio se anime com um pouco de vibração. Para isso, vale um polpudo ramo de flores vermelhas, calor ambiente, boa iluminação e objetos de cores quentes. Mas a decoração deve ser sempre simples e confortável.

Nada nessa casa merece ser escuro, pequeno e retraído. O teto mais claro que as paredes garantem a sensação de amplidão. Vale a pena pendurar móbiles nele. E um pouco de desalinho até vai bem, embora na sala de jantar tudo tenha de ser organizado, limpo e correto.

A cozinha pode ser mais aconchegante, com iluminação e cores quentes, um belo fogão que funcione bem e um forno para que o capricorniano exercite sua intuição, fazendo pratos especiais para seus convidados.

No quarto de dormir, vale um pouco de cor. Não deve ser demais a ponto de impedir um sono tranquilo, mas o suficiente para imprimir ânimo, humor e coragem nesse espírito desconcertado pelas mesquinharias humanas. Outros elementos que caem bem na decoração do quarto são janelas amplas com cortinas claras, leves e coloridas.

As portas da casa capricorniana podem ser pintadas de cores quentes. Vale também deixá-las na cor natural da madeira. O importante é elas se abrirem sempre com facilidade e totalmente.

Dicas: é bom ter uma área para pequenos consertos e reparos domésticos; uma garagem iluminada; pequena lareira na sala de estar; aparelho de jantar em metal prateado pesado; pratos de servir de cerâmica.

Evitar: forros e tetos com problemas, goteiras (principalmente nas áreas íntimas); ambiente frio, corrente de vento gelado; portas sem aparador de entrada; silêncio em excesso; cores frias e objetos de pedra, especialmente em tons muito escuros.

Mãe

Ela é séria demais e tem pouco tempo para brincar com os filhos. É que a mãe capricorniana vive fazendo bicos para cobrir as despesas. Tudo isso para que os pimpolhos estudem na melhor escola da cidade e frequentem os melhores dentista e médico da região.

Mamãe “cabra-peixe” é assim: o que interessa mesmo vale um investimento e, se ela não tem dinheiro para isso, correrá atrás. Sábia o bastante para investir nos talentos reais dos filhos, ela jamais irá financiar seus sonhos sem pé nem cabeça.

Tudo isso é meio chato e previsível, mas olhe para você agora: a maior parte de seus colegas e amigos sofre com as dificuldades de quem habita este Brasil injusto, enquanto que você aprendeu com mamãe a ser muito atento e determinado. Para compensar os altos padrões de expectativa e o convencionalismo da mãe de Capricórnio, você pode frequentar algumas sessões de psicanálise, pois terá dinheiro para isso.

Pai

Se você tem um pai capricorniano, você tem “o” pai. Consciente de seus deveres e responsabilidades, ele está pronto para fazer qualquer sacrifício para garantir uma vida confortável aos filhos. E não dá muita bola para o que não é essencial! Boas escolas, bons médicos, sapatos em ordem e dentes escovados é o suficiente.

O pai de Capricórnio é a própria encarnação do símbolo do pai na astrologia. Ele quer que seus valores possam dar frutos visíveis nos filhos, por isso é devotado a eles. Talvez lhe falte um pouco da graça e da irreverência dos pais de outros signos. Contudo, ele está aí, como uma rocha firme, com suas convicções e seu tempo controlado para cada ação.

Este é um pai que precisa de afeto, pois gosta de carinho, apesar de não demonstrar isso.

Criança

Tem sensação física apurada e poder de observação agudo. A saúde é resistente, mas não deve ser exposto ao frio sem cuidados. Organização e rotina são fundamentais.

Presentes

Capricórnio gosta de independência, de permanecer um pouco à parte do burburinho, preza sua reputação e imagem pública e prefere algo de muito valor e aparência simples do que algo espalhafatoso, brilhante ou barulhento demais. A classe, a tradição, a discrição atraem esse signo de poucos amigos, mas leais. Seu gosto é especial – sabe apreciar as linhas simples, retas, clássicas, os metais preciosos e os não tão preciosos assim, mas que são duráveis. Durabilidade e tradição são palavras-chaves para abrir o coração de um Capricórnio. Joias antigas, livros raros, móveis de madeira de corte simples, reto e para uso prático podem agradar.

Capricórnio gosta da natureza – de preferência a selvagem, para agradar seus sentidos, mas adora o conforto que a vida moderna proporciona.

Colônias e extratos secos para os homens, um pouco doces para as mulheres caem bem. Bolsas, sapatos e meias fazem a alegria deste signo – mas prefira os materiais consagrados, nada de novidades sazonais. Na música, a preferência deve ir para as obras também antigas, a world music e a música tocada com instrumentos antigos. De modo geral, o melhor do melhor é para ele: o melhor do jazz, o melhor da MPB.

Em matéria de cores e texturas, o marinho, preto e cinza-escuro, alternado com o branco são os destaques. Dê preferência a roupas simples, de uso social e profissional, em tons escuros. Em resumo, para presentear bem um Capricórnio, escolha o melhor espécime da categoria, com o nome mais consagrado, no tom mais sóbrio possível. Capricórnio é um clássico até no rock´n´roll – ele identifica e despreza em dois tempos a cópia malfeita de um acorde de Jimi Hendrix, ou a voz que imita a rouca e atormentada irmã de signo Janis Joplin…