Artigo

Planetas retrógrados

13.jan.2017

Às vezes, para quem está na Terra, parece que o planeta está se movimentando para trás. Na verdade, temos a impressão de que isso ocorre em determinadas épocas do ano. Nos parece que o planeta para e começa a se movimentar no sentido inverso. Para os astrólogos, isso quer dizer que o planeta está retrógrado. Em um mapa astrológico de nascimento, esta condição do planeta sinaliza demora, atrasos ou simplesmente introspecção em relação aos assuntos relacionados com aquele planeta.

Se no mapa de nascimento o planeta retrógrado não representa problemas maiores, posto que a pessoa irá trabalhar aquela energia o longo da vida, para fins de decisões, no dia a dia vale a pena considerar certos cuidados em relação aos retrógrados.

Por exemplo, quando Mercúrio, planeta da comunicação, das viagens e dos escritos fica retrogrado – o que ocorre geralmente cerca de três vezes ao ano – o melhor é não assinar documentos importantes, e de preferência pedir uma avaliação cuidada de um especialista em leis e contratos. Mercúrio também rege médicos, diagnósticos e tratamentos. O melhor é evitar atividades relacionadas quando este planeta se encontra retrógrado. Conversas importantes e viagens também podem apresentar problemas quando feitas sob uma configuração de Mercúrio retrógrado.

Vênus se relaciona ao amor, ao dinheiro e aos valores e posses – tratamentos de beleza também ficam vulneráveis e de resultado duvidoso quando feitos durante a retrogradação deste planeta.

Marte se relaciona com empreendimentos de trabalho, negócios militares e iniciativas pioneiras.

Já os planetas Júpiter e Saturno que são mais lentos, imprimem uma qualidade de lentidão e aproveitamento das forças de coesão representadas por eles. Saturno indica a necessidade de amadurecimento anterior a uma decisão, e sempre um processo de conscientização acentuado e profundo. Júpiter torna lento tudo que tenha relação com projetos de ampliação, e viagens para locais distantes, assuntos ligados a leis e espiritualidade.

Quanto aos planetas invisíveis a olho nu, eles ficam muitas vezes retrógrados, e representam paradas em processos históricos mais longos, reavaliações na economia ou na política, ou o resgate de ensinamentos antigos que estavam em desuso.

Os únicos astros que jamais ficam retrógrados são a Lua e o Sol.