Sagitário
Perfil
À procura de um sentido
Sagitário é o nono signo do Zodíaco, sociável, exploratório e interessado em captar alvos que estimulem o movimento no mundo externo. Como é também um signo de qualidade mutável, sua função é disseminar – no caso a transformação realizada no signo anterior, Escorpião – e adaptar as mudanças com versatilidade e compreensão pelas diferenças existentes nos vários grupos humanos. Para adaptar as verdades relativas, ele busca outras paisagens, pois necessita descobrir o que é comum e verdadeiro para muitos agrupamentos e não apenas a alguns. É um signo que produz pessoas com grande potencial para filosofia, justiça e antropologia. Por ser um divulgador e explorador nato, o Sagitário tem como símbolo a flecha que procura um sentido que será divulgado, ampliando assim a percepção alheia, resgatando princípios universais e superando a visão tacanha da vida.
Signo de elemento Fogo é movido pela inspiração e pela intuição. Por isso, dizemos que Sagitário coloca sua inspiração a serviço de grandes causas sociais, em busca de um sentido que faça as pessoas reunirem-se e expandirem sua vida. O Sagitário tem o espírito de um geógrafo, que descobre novas paisagens – naturais ou imateriais – integrando-as para a melhoria da sociedade. Entre as profissões, encontramos, portanto, muitos adeptos das aventuras e descobertas, das explorações, e também muitos publicitários, editores. Signo de comunicação, o Sagitário ensina o que sabe – mesmo que nem sempre cumpra em sua própria vida os ensinamentos que espalha em suas andanças pelo mundo.
Sagitário é representado pela figura de um centauro, o que aponta para a qualidade humana e animal que tem dentro de si, em perpétua contradição, que afinal de contas é o que o move na vida. Ao ceder aos desejos que animam seu jeito de viver, entusiasta e positivo, pode se exceder. Dá livre curso a suas vontades, beirando o excesso, pois quer experimentar e explorar o que for possível desta vida. Instável, prefere a mudança, a variedade – o que complica as relações mais duradouras. Seu lado animal pende para a satisfação imediata e positiva dos desejos sensuais, enquanto seu lado humano procura entender essas contradições, podendo encontrar um sentido mais amplo e superar as próprias limitações e desejos descompassados através de uma prática espiritual que o leve à moderação.
Contudo, o Sagitário convive e cria em meio a esta dialética que é representada pelo centauro-chefe, Quíron, o mestre-filósofo que tentava curar também as dores alheias tratando de sua ferida incurável. Sagitário irá testar o sentido de vida de qualquer um que cruzar seu caminho. Mas irá agir com generosidade e alegria, compreendendo a natureza humana como ninguém, dono de uma grande capacidade de perdoar – a si e aos outros – que beira a temeridade! Para este signo que luta pelos fracos e oprimidos, a justiça precisa ser cumprida – através da lei, porque não é de acometer contra o “status quo”, preferindo o caminho da convenção ao da revolução. Gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento e é adepto das competições esportivas como forma de educar a juventude, sendo ele próprio muitas vezes um entusiasta e praticante de esportes gregários, onde o mais importante é competir respeitando as regras do jogo, do que se sobressair como um herói.
Seu planeta regente é Júpiter, o maior planeta do sistema solar, representando por este simbolismo natural sua grandeza, seu natural dom para ampliar e fazer crescer o que toca. Às vezes, prefere ocultar suas dúvidas aos olhos dos outros, curtindo seu desanimo com a mesquinharia humana em retiro. Por ser um signo que rege o sentido amplo da vida, e a busca por isso acarreta em alguns momentos a melancolia – o sentido escapa e chega a depressão. O fígado, relacionado ao sentido da vida, é regido por Júpiter, sendo o órgão de Sagitário, assim como as coxas e o fêmur. A natureza restaura seu organismo forte, às vezes pressionado pelos excessos de uma vida agitada ou desregrada. Mas Sagitário tem fé para dar e vender e acredita que existe uma luz no final do túnel.
Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o berilo e o quartzo verde, seu metal é o estanho. Astro regente: Júpiter.
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Seco (Fogo) – alta energia e capacidade para separar e delimitar
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade
positivo
Regente
Júpiter
Cores
azul-real, azul-arroxeado, verde-azulado profundo. Alguns atribuem também o carmim e o escarlate – a cor do manto dos cardeais, com analogia à religião e lei
Corpo
fígado, fêmur, coxas
Palavras-chave
exploração, fé, divulgação, versatilidade, sociabilidade, otimismo, espiritualidade, aventura, julgamento e misericórdia
Planetas em Sagitário
O planeta regente deste signo é Júpiter diurno, que preside a expansão e a síntese, em oposição ao poder de análise de Mercúrio, que rege o signo oposto, Gêmeos. Qualquer planeta neste signo se orienta para o alargamento, a extroversão, a ampliação. Os planetas adquirem mais versatilidade, mas também inconstância, adotando uma postura mais generosa e impulsiva. A Cauda do Dragão está em exaltação em Sagitário, enquanto Mercúrio está em queda.
Sexo
Homem
O homem deste signo tem duas metades e isso não é apenas mito: ele é parte homem civilizado e refinado, parte animal. Isso significa que oscilará sempre entre seguir seu impulso e seu instinto e a busca do desenvolvimento de sua parte humana. Sagitário preza a liberdade, único meio de descobrir mais a respeito de si e do mundo. Não lhe peça constância, não amarre suas mãos e pernas em uma relação absorvente, pois seu instinto morre e mais dia menos dia ele estará de parceira nova, descobrindo o lado divertido, leve e aventureiro do sexo. Curioso, amante do prazer e fiel aos princípios éticos ou espirituais que apenas ele compreende.
Mulher
A sagitariana se destaca entre todas as outras do zodíaco por seu espírito esportivo até na hora do sexo. Não é de se esperar que ela colecione casos engraçados, e saiba dizer adeus sem fazer alarde quando chega a hora. Se isso é um descanso para quem não aguenta cobranças e cenas passionais, também é um sinal de que ela detesta relacionamentos absorventes. Dê à sagitariana o direito de explorar as mil formas da arte do amor e você será o mais felizardo do zodíaco. Mas experimente comandá-la, convencê-la, mesmo no sexo ela exige a camaradagem franca que dispensa mesuras e floreios. Tem uma sexualidade forte e descomplicada, sabendo com muita graça contornar as maiores saias justas do planeta neste setor. Dê atenção à sua necessidade de movimento, de contato com a natureza e capriche nos carinhos nas pernas e coxas.
Profissões
Inspirados, precisam agir por conta própria, como os seus colegas de signo de elemento fogo, Áries e Leão, os sagitarianos sabem antever o futuro, são desbravadores, se realizam no direito, no turismo, na geografia, nas relações internacionais, no comercio exterior, nas profissões que os obriguem a desbravar territórios desconhecidos. Filósofos por natureza, se dão bem no ensino acadêmico, na filosofia do direito, nas publicações e nas artes da linguagem, por sua tremenda persuasão. Bons vendedores, são chefes natos. Não gostam de rotina rígida.
Casa
O aventureiro e corajoso Sagitário precisa encontrar raízes e calmaria, depois de lutar pelo certo e pelo errado no mundo lá fora.
É preciso lembrar que o sagitariano é feito de sentimentos e emoções. Quando entra em contato com este seu lado, embora envergonhado de sua fraqueza, ele acaba se alimentando. Para suavizar seus julgamentos ríspidos, nada melhor do que uma casa que possa facilitar essa tarefa.
Para escutar suas razões de ser, Sagitário precisa de paz, aconchego e tranquilidade. A espiritualidade deve estar presente em seu lar, na imagem de uma divindade feminina que evoque seu lado reflexivo. É importante a habitação ter na entrada elementos de apelo afetivo.
A música deve estar presente, acalmando o espírito vibrante deste signo. A moradia pode contar com um local adequado para a dança e para o contato com a natureza. Flores suaves servem de adorno nesse ambiente. Um curso de água seria o ideal.
O quarto de dormir adquire muita importância: deve ser amplo, espaçoso, silencioso e decorado em tons de verde e azul, com imagens inspiradoras e música suave. Sua iluminação precisa ser indireta e aconchegante. A ordem deve obedecer aos ditames do coração, mais do que à funcionalidade.
Aquários e vasos de vidro transparente, aromas naturais e discretos podem estar presentes. É bom evitar o excesso de cores vibrantes no quarto de dormir ou na sala de estar, assim como as formas geométricas agudas.
Dicas: piso agradável no quarto de dormir; rouparia azul e verde ou com flores azuladas; banheira com hidromassagem ou ducha para chuveiro.
Mãe
Uma coisa é certa: se sua mãe é uma típica sagitariana, você aprendeu a confiar na sorte que a vida traz (embora, aos seus olhos, ela possa vir muito de vez em quando). Sagitariana “da gema” não leva a sério lamúrias e lamentos. Para ela, tudo acaba bem.
Você não terá dificuldade em realizar seus sonhos adolescentes: sua mãe adorava acampar na praia e irá entender quando você quiser fazer o mesmo. Os filhos das sagitarianas aprendem a ser independentes, mesmo que não queiram. Se sua mãe é de Sagitário, deve ficar brava quando você foge dos desafios da vida. Mas, impulsiva, ela é capaz de comprar todos os CDs de seu artista preferido, se sente que você está cabisbaixo e desencorajado.
Ela é regida pelo maior dos planetas, Júpiter, e o que é grande atrai seu olhar e agita seu coração.
Pai
Este é um pai atleta, desbravador e aventureiro, que leva tudo na esportiva. Mas também é bravo, pois tem “pavio curto” e não suporta a dependência dos filhos e a insegurança que eles podem apresentar. Mas ele compreende que todos têm seus momentos de hesitação e tristeza, porque é muito intuitivo.
O pai sagitariano quer ver seus filhos independentes e autônomos. Ele é amigo dos pimpolhos e é sempre engraçado, até nos momentos mais difíceis. E isso é uma verdadeira benção, que dissolve mal-entendidos e caras feias.
Quem tem um pai deste signo tem em casa um camarada, que adora viajar e se aventurar na companhia dos filhos.
Criança
Intuitivo e voluntarioso, de boa saúde, esse bebe pode fazer um drama de vez em quando, mas logo esquecerá tudo dando risada. Vai explorar o mundo a sua volta bem rápido.
Presentes
Sagitário gosta de aventuras e novidades que não agridam seu gosto um tanto convencional (salvo outras configurações planetárias existentes). Sabe apreciar a natureza, mas também se move com desenvoltura nos ambientes refinados e da moda. Isso facilita bastante na hora de presentear!
Apetrechos de viagem são ótimas pedidas – de livros de viajantes a guias de bolso, passando por dicionários trilíngues (Sagitário é o signo que exibe maior dom para o aprendizado de línguas), até calçados especiais, barracas descoladas, canivetes super equipados, etc. Outro foco preferencial pode ser o esporte. Se souber qual é sua especialidade preferida, apele para isso – na dúvida, roupas de fibras especiais para a prática esportiva são a solução.
No campo dos objetos de desejo existem também as colônias amadeiradas, com forte tom seco e agreste, as camisas esportes das boas grifes, e sapatos – fortes e belos para suas caminhadas, quando o sentido da vida está sendo ameaçado.
Sagitário adora comer, beber e namorar, dançar e curtir longas conversas sobre os mundos intangíveis, ou contar seus planos de reforma social para a educação popular. Aí as opções são abundantes. Um livro de receitas exóticas (para ele mesmo experimentar fazer em casa), um whisky brindado com o selo da casa real britânica, um CD de música étnica ou world música de boa qualidade e bem feito, um final de semana perto do mato e da cachoeira – são escolhas que farão o coração exuberante do Sagitário bater acelerado e agradecido.
Em matéria de cores e texturas, é melhor não arriscar muito. Sagitário sabe entender e apreciar as diferenças culturais, é um lutador pelo direito das minorias, mas dificilmente desfilaria por aí com turbantes berberes, por exemplo. (Ele deixará os turbantes em local de destaque em sua casa, junto a outros tantos objetos pinçados pelo mundo afora). Dê preferência a roupas de corte reto, simples e confortável, confeccionadas em tecidos de textura agradável, em tons sóbrios e escuros, nas cores azul, cru ou branca.