Câncer
Perfil
A raiz e a origem
Câncer é o quarto signo do Zodíaco, representando a força que cria a vida, a raiz que sustenta todo o nosso desenvolvimento posterior na existência. Por isso, é o signo relacionado com a mãe, a fecundidade e a Terra, que nos dá o sustento e nos acolhe. Tem a natureza conservadora e feminina, pois só assim permite a proteção e o cuidado com o embrião. Câncer é um signo de movimento, chamado cardinal, pois marca a mudança de estação do ano, como os outros três signos cardinais Áries, Libra e Capricórnio.
Receptivo e nutridor, Câncer simboliza o ventre e o útero que abriga a semente, criando condições para que ela se fortaleça e mais tarde se transforme em um organismo mais complexo. O mistério de uma semente que permanece quieta e crescendo sob a terra, (mas que guarda uma promessa de futuro para o amanhã) está contido no simbolismo de Câncer, que consegue visualizar o que ainda não aconteceu. Essa visão do invisível, esse poder de imaginar e a retenção da memória caracterizam este signo de sensibilidade, impressionável e instável nas emoções como as fases da Lua, o astro que preside Câncer.
Amor às tradições, memória do passado e intuição poderosa, voltada para a sobrevivência, são traços característicos de Câncer, o signo que representa a unidade familiar.
O animalzinho relacionado ao signo é o caranguejo, cujo casco duro esconde a natureza sensível sob uma aparência muitas vezes áspera. É um dos signos mudos do Zodíaco, ou seja, sente mas retém o que sabe, só expressando quando tem a certeza de que será bem aceito ou que não corre riscos.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Úmido (Água) – baixa energia e capacidade de juntar e conectar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativa
Regente
Lua
Cores
cinza, pérola, branco, tonalidades leitosas
Corpo
seios e estômago
Palavras-chave
ontem e amanhã, sentimento, familiaridade, sobrevivência, receptividade, impressionabilidade, sonho, nutrição
Planetas em Câncer
Qualquer planeta neste signo adquire uma maneira de operar instável e impressionável, reativa mais do que ativa, subjetiva e emocional. A Lua é regente do signo, e quando está posicionada aí, dizemos que está forte e em domicílio.
Vênus em Câncer é uma posição que acentua as características pacíficas e artísticas deste planeta. Por outro lado, Marte – que rege a autoafirmação e a luta – e Saturno – os limites e a objetividade – neste signo se tornam enfraquecidos, com suas funções comprometidas neste signo tão contrário às suas naturezas.
Sexo
Homem
O homem deste signo é, antes de tudo, um sentimental que se preserva das investidas ousadas demais. Portanto, se você está interessada em um canceriano, vá devagar! Não o assuste com cenas públicas, ele detesta demonstrar o que quer que seja diante de olhos que não conhece. Sua sexualidade pede um pouco de mistério e isso acende sua imaginação e é ela que alimenta tudo aqui. Ele recebe bem seus apelos, mas precisa sentir que você vai com ele até o inferno, embora ele se recolha de vez em quando e se mostre frio e distante. Nessa hora, agarre-o pelo cafuné, por um clima de aconchego e compreensão. Comidinhas picantes em um ambiente reservado, muito tempo para descobrir seu corpo e paciência com o timing que ele tem são fundamentais.
Mulher
A canceriana é romântica e só se acende mesmo se percebe que está pisando em terreno seguro. A distância emocional é fator de desinteresse sexual para ela. Como sonha acordada, você terá de fazer ginástica de verdade se quiser derrubar suas reservas: flores, perfumes, entrega total é o que ela almeja. Depois disso, no entanto, ela se revela como uma das amantes mais dedicadas do zodíaco. Tenha tempo para explorar seu corpo e descobrir o que ela gosta. Paciência se ela se retrai um pouco no início, não a condene nem cobre nada, pois isso a afugentará. Ela se atrai por homens discretos e bem-educados, nada afoitos. Controle um pouco o instinto e vá devagar.
Profissões
Impressionáveis, sensíveis e imaginativos, os cancerianos se satisfazem com uma profissão que lhes dê oportunidade de sonhar, de criar, e de resgatar conhecimentos, historias e memórias de sua coletividade, destacando-se também em profissões ligadas a preservação da vida privada e psíquica, ao fornecimento de produtos consumidos em casa, ou para ela. Gastronomia, historia, psicologia, ensino de crianças pequenas, cuidado com grávidas, terceira idade, mas também arquitetura, decoração etc. Precisam de ambiente tranquilo e rotinas fluidas.
Casa
O signo da intimidade e da emoção precisa equilibrar-se com elementos objetivos. Câncer precisa encontrar, em seu lar, alguns elementos que favoreçam o assentamento desse atributo. Um bom exercício para este nativo é ambientar-se em uma moradia de decoração geométrica, em que objetos e móveis possam servir de amparo visual e tátil.
Ao entrar em casa, Câncer deve vislumbrar um objeto leve, como uma escultura de vidro transparente. A casa de Câncer pode abusar deste recurso, com vidros, granito, mármore e paredes claras.
O lar é o local em que o canceriano recebe amigos, oferece festas e recepções. Portanto, deve ser amplo, bem iluminado, com objetos de arte emoldurando a harmonia das diferenças. Móveis em disposição simétrica, que convidem à discussão e ao acordo são ideais.
A comunicação com o mundo exterior deve ser perfeita, com pontos de telefonia, campainhas e visores em destaque. Música ambiente é importante, de preferência clássica.
Ambientes arejados, uso de móbiles e decoração que tome partido do ar e do vento são pontos que se deve sublinhar. A sugestão de cores vai para os tons de azul, menos o marinho.
O local onde Câncer dorme deve ter elementos de decoração em pedra, mármore, vidro. A rouparia mais indicada é nas cores frias e em tons claros, com música ambiente. Quadros e fotografias de relacionamentos felizes devem ter destaque.
Dicas: deixar à mão uma sacola com material de lazer de sua preferência; ter aparelho de som com CDs e fitas de qualidade; iluminação em arandelas semitransparentes; telefone colorido e leve.
Evitar: locais abafados; janelas e portas estreitas e escuras; mau cheiro no ambiente; moradia muito próxima de descampados ou de zonas úmidas demais, com ausência de flores, passarinhos e plantas.
Mãe
Se há um signo que é responsável pelos mitos sobre a poderosa, doce, absorvente e carinhosa “Grande Mãe”, este signo é Câncer. A canceriana vai até o inferno por seus filhos. Ela corre sérios riscos de ter comportamentos controladores e morre de medo de ver suas crias irem embora.
Confidente, amiga e protetora do núcleo familiar, a mãe de Câncer conta histórias da época de sua avó, cozinha doces antigos e adora montar o álbum de fotos da família. Tudo isso para que seus filhos jamais se esqueçam de onde vieram e saibam para onde ir no futuro.
Não é fácil ter uma canceriana como mãe, mas você jamais a trocaria por outra, não é?
Pai
Este é o pai “mais família” de todo o Zodíaco, quase um rival da mãe. Preocupado demais com os filhos, ele gosta de ser bonzinho. O pai de Câncer entende, conversa e troca afeto. A não ser quando é presa de um terrível mau humor, que faz com que ele se prenda em casa como um gato, evitando o contato com o mundo externo.
Contra essa nuvem perturbadora, só mesmo o carinho e a proximidade dos filhos. É difícil para um homem nascer com o Sol em câncer, pois seu reinado é o mundo do afeto, da subjetividade e de tudo que foi colocado sob a ordem do feminino. Vêm daí suas instabilidades.
Sonhador, ele quer o melhor para sua família e é capaz de se virar do avesso para chegar lá. Costuma gostar de história e de romances compridos. O pai de Câncer se importa com o que é dado e feito de coração.
Criança
Emotivo, reage ao estado emocional de quem cuida dele de forma acentuada. Impulsivo, prefere ambientes e pessoas conhecidas. Vitalidade variável, sensibilidade nos pulmões e no estomago.
Presentes
Se o seu objetivo é fazer feliz alguém que tenha o signo solar em Câncer, você precisará estar atento ao que está fazendo com que ele perca o humor. Regido pela Lua, este é o signo instável, que sem mais nem menos, pelo menos aparentemente, muda de expressão facial, se recolhe lá com seus botões e se torna impenetrável – e muitas vezes intratável.
Imerso nas marés emocionais, Câncer pode nem perceber o que está se passando fora de sua intimidade, e começa a evitar programas e a dormir mais e mais. Isso é sinal de uma melancolia que se aproxima quando ele não sabe muito bem o que deseja para ser feliz, ou quando a vida se torna áspera lá fora. Portanto, para presentear alguém de Câncer, você precisa ter acesso a essa área recôndita em que ele se esconde do mundo, tal qual o caranguejo que é o símbolo desse signo. Por meias palavras, voltas e volteios, você consegue chegar lá, mas será preciso ser insistente!
Uma vez descoberto o tema que aflige o nativo de Câncer, você tem algumas opções. Qualquer presente que o ajude a tornar sua vida privada mais ensolarada é bem-vindo. Até mesmo um animalzinho de estimação, no qual ele possa empregar todos os seus talentos maternais. Mas, se o caso não é para tanto, sonde o grau de conforto que ele tem no seu quarto de dormir. Lençóis e mantas, de origem exótica; objetos de toucador, mesinhas e outros objetos de uso pessoal são boa pedida, e você acertará em cheio se escolher algo belo e antigo, pois Câncer adora antiguidades. Como é um tanto impaciente e não gosta de esperar muito para ver o resultado do que faz, você deve evitar os presentes que exigem construção mental demorada ou várias etapas para serem completados, como modelagem de carros, por exemplo, ou quebra-cabeças de montanhas de peças.
O lado feminino de Câncer é muito acentuado e isso é um problema para os homens da nossa cultura, que irão desenvolver esse dote na cozinha, uma das artes em que mais se destacam. Portanto, você também acerta se escolher um presente que estimule a sua imaginação nas artes gastronômicas.
Quase todo Câncer gosta de colecionar objetos e se você conhece a posição da Lua natal desse personagem, ficará mais fácil descobrir o que lhe agrada mais. Se ele possui a Lua de nascimento em signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) opte por objetos macios, agradáveis ao toque e de longa durabilidade. Se a Lua estiver em signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) dê preferência ao que se movimenta e tem sons harmoniosos, como móbiles ou campainhas de Feng Shui; no caso de uma Lua em signo de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) escolha CDs de música antiga ou de relaxamento; quando a Lua está em signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) a pedida são as velas, luminárias e objetos brilhantes de latão, cobre, prata ou ouro.
Quanto às cores, prefira tudo o que tem a aparência da madrepérola, onde o branco leitoso se confunde com o furta-cor suave das tonalidades azuis, rosas e verdes. No que se refere aos odores, Câncer tem relação com o que é adocicado e quente.